Quem Tem Direito a Receber Dinheiro Esquecido do Antigo PIS/PASEP?VOCÊ SABIA...
- Rogério Almeida Consultor Sistêmico
- 31 de mar.
- 2 min de leitura

A partir do dia 28 de março estão liberados os saques do antigo Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) para os trabalhadores e trabalhadoras. Cerca de mais de 10 milhões de pessoas ou seus herdeiros têm dinheiro a receber que foram esquecidos nas contas do antigo fundo. A Medida Provisória (MPV) nº 946, de 7 de abril de 2020, extinguiu o Fundo PIS/PASEP e transferiu os seus recursos para o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)
Quem Tem Direito?
Quem trabalhou de carteira assinada de 1971 a 1988 que não sacaram os valores a que têm direito após a extinção do fundo PIS/PASEP em 1988.
O valor a receber será de acordo com o tempo trabalhado e o salário que o trabalhador recebia na época.
Como Pesquisar?
Para saber se tem dinheiro a receber entre no site criado pelo ministério da fazenda https://repiscidadao.fazenda.gov.br/ e entrar com a sua conta gov.br ou pelo aplicativo do fgts. Já os beneficiários legais para fazer a consulta devem ter o número do NIS do falecido – veja aqui como encontrá-lo. Basta acessar a plataforma REPIS Cidadão, por meio deste link, clicar no botão “Entrar com Gov br”, informar CPF e senha, para então realizar a verificação do NIS, que tem o mesmo número dos códigos do PIS e do Pasep.
Como consultar se tenho dinheiro esquecido?
O trabalhador pode checar se tem dinheiro esquecido no fundo por meio do site Repis Cidadão, lançado neste mês pelo Ministério da Fazenda. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS.
Mas atenção! Tenha muito cuidado com golpes, não peça ajuda a estranhos e só pesquise no site da receita ou fgts u se dirija a uma agência da CEF.
Quer saber mais? Consulte a caixa econômica federal, um especialista ou nos mande sua dívida.
Para esclarecer, importante não confundir este dinheiro a receber com a ação do PASEP em face do Banco do Brasil, que é outro tema que interessa aos trabalhadores.
Para saber como anda a ação do PASEP leia nossa matéria:
Rogério Almeida é Bacharel em Direito, Advogado, Oficial da Polícia Militar do Piauí (já na Reserva), Especialista em Mediação e Arbitragem, em Direito de Família e Sucessões, em Educação em Direitos Humanos, em Gestão em Políticas Públicas em Segurança Pública.
Comments